Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CML realiza Estágio em Operações de Controle de Distúrbios e Garantia da Votação e Apuração
Início do conteúdo da página

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentembed_google_map has a deprecated constructor in /var/www/cml/plugins/content/embed_google_map/embed_google_map.php on line 21

CML realiza Estágio em Operações de Controle de Distúrbios e Garantia da Votação e Apuração

Publicado: Sábado, 06 de Agosto de 2022, 14h10 | Última atualização em Sábado, 06 de Agosto de 2022, 14h11

Rio de Janeiro (RJ) – Entre os dias 25 de julho e 05 de agosto de 2022, o Comando Militar do Leste (CML), por meio do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda (2º RCG), realizou o Estágio de Emprego de Tropas em Operações de Controle de Distúrbios (OCD) e Garantia da Votação e Apuração (GVA), com a participação de 96 militares, de todas as Organizações militares integrantes do Comando Militar de Área.

Por meio de instruções teóricas e práticas, o estágio teve por finalidade capacitar os militares do CML em OCD, empregando a tropa a pé e em conjunto com a hipomóvel. Além disso, foi apresentado a legislação atinente aos direitos e deveres dos cidadãos e dos militares empregados na execução da GVA, bem como transmitido as técnicas, táticas e procedimentos do emprego de uma Força de Choque. Ainda, foram ministradas instruções com emprego de cães em OCD, além de exercícios de tiro com o emprego de armamentos e munições menos letais. Os assuntos abordados no Estágio tiveram por objetivo aumentar a capacidade operacional de militares, no âmbito do CML.

No dia 05 de agosto, foi realizado uma demonstração, onde militares do 1º BG e do 2º RCG, realizaram um controle de distúrbios em um contexto de Op GVA, utilizando-se do emprego de cavalos, cães e de manobras gradativas para dispersar a multidão. A demonstração contou com o apoio da empresa Condor Tecnologias Não Letais, que além dos armamentos e munições menos letais de última geração, apresentou um drone, capaz de lançar granadas com agentes fumígenos e irritantes.

Entre as autoridades, estiveram presentes no evento, o Comandante da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Hermeson Nóbrega Barros de Oliveira, o Oficial de Operações do CML, André Crivano Espinha, além do diretor comercial da Empresa Condor, Sr Luiz Cristiano Vallim Monteiro.

Texto: 1º Tenente Ferrentini | Fotos: Cabo Francilaine

registrado em:
Fim do conteúdo da página