Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CML celebra 200 anos da Proclamação da Independência
Início do conteúdo da página

CML celebra 200 anos da Proclamação da Independência

Publicado: Domingo, 11 de Setembro de 2022, 12h32 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 14h10


Rio de Janeiro (RJ) – No dia 7 de setembro de 2022, o Comando Militar do Leste (CML), por ocasião das comemorações ao Bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil, participou do tributo Cívico-Militar em diversas localidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O dia foi marcado pela realização de salvas de tiros de Artilharia que, de hora em hora, desde as 08:00h, foram executadas pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Es), no Forte de Copacabana. Durante toda a manhã do Dia da Pátria ocorreram apresentações de bandas de música do Exército nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca.

No entorno do Forte de Copacabana, a solenidade contou com um show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em adição, a equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Pára-quedista, “os Cometas”, e a “Equipe Falcões”, da Força Aérea Brasileira, realizaram uma demonstração de salto livre com aterragem na praia de Copacabana. Na sequência, a Esquadrilha da Fumaça fez uma apresentação nos céus na mesma praia.

A Marinha do Brasil organizou uma Parada Naval com a participação de navios brasileiros e de nações amigas. A parada teve o seu percurso iniciado no Recreio dos Bandeirantes evoluindo em direção à Baía de Guanabara, por toda a orla das Zonas Oeste e Sul carioca. Ao final da Parada, vários navios fundearam em frente à Praia de Copacabana. Às 1600h, foi disparada uma salva de artilharia naval pelo Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, Capitânia da Esquadra brasileira. A salva naval foi respondida pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Es) com 21 tiros, a partir do Forte de Copacabana.

Finalizando as celebrações desse dia histórico, a banda da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e a banda do 1º Batalhão de Guardas (1º BG) apresentaram-se, à noite, respectivamente, no Cristo Redentor e no Maracanã, emocionando os presentes nos dois eventos.

Texto 1º Tenente Ferrentini / Fotos: Cabo Francilaine, Soldado R. Menezes e Soldado Nóbrega 

registrado em:
Fim do conteúdo da página