Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CML recebe prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente de 2020
Início do conteúdo da página

CML recebe prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente de 2020

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 09h53 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 12h14

Rio de janeiro (RJ) - No dia 21 de setembro de 2022, o CML participou de uma cerimônia no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (CREA-RJ) na qual recebeu o Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente 2020.

Segundo o CREA-RJ, o Prêmio de Meio Ambiente é concedido anualmente com o objetivo de expressar reconhecimento às personalidades ou instituições e entidades que tenham se distinguido por suas posições, ações e projetos na luta pela preservação, defesa e/ou conservação na área da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, preferencialmente em ações no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa permite a identificação de valores morais e éticos que contribuíram ou venham a contribuir com a melhoria da qualidade de vida e de comportamentos que serviram ou poderão servir de exemplo e nortear ações de indivíduos e organizações.

No início da cerimônia, durante a apresentação dos agraciados, a coordenação do evento destacou à plateia que “o Comando Militar do Leste tem realizado ações de preservação de extensas áreas de interesse ambiental nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, possibilitando a futuras gerações conhecimentos sobre o bioma natural da região. Existem, atualmente na cidade do Rio de Janeiro, mais de três mil hectares com remanescentes de vegetação natural, ou arbórea, com potencial para conservação ou uso público, em áreas pertencentes às Forças Armadas. Algumas dessas áreas encontram-se inseridas ou nos limites de unidades de conservação. Podem-se destacar como áreas preservadas do Exército, especialmente no município do Rio de Janeiro, a Restinga da Marambaia, o Complexo do Gericinó (Serra do Mendanha), a Vila Militar de Deodoro e as áreas dos morros do Leme, da Urca e Praia Vermelha”. Concluindo a apresentação dos motivos que levaram à indicação do Exército, a organização da premiação afirmou que “o Comando Militar do Leste é notadamente forte defensor do meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro.”

Ao agradecer a distinção da indicação e premiação, em nome do General de Exército André Luis  Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste, o General de Brigada Emerson Alexandre Januário, acompanhado do General de Brigada Veterano Ronaldo Barcellos Ferreira de Araújo e do Cel Eng Carlos Elízio Santiago Nery, destacou o sentimento de honra do CML pelo reconhecimento da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RJ ao esforço diuturno de preservação das áreas da União jurisdicionadas ao Exército. Destacou, ainda, que tal sucesso é consequência natural de uma histórica cultura organizacional da Força voltada para a preservação de seu patrimônio imobiliário e ambiental, da qual resulta um amplo e sólido arcabouço de normas internas ambientais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página