Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CML realiza capacitação de militares para a Operação Acolhida
Início do conteúdo da página

CML realiza capacitação de militares para a Operação Acolhida

Publicado: Sexta, 21 de Abril de 2023, 07h33 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 18h18

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 17 a 21 de abril de 2023, o Comando Militar do Leste (CML) realizou a segunda subfase do preparo do 16º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária do Ministério da Defesa - Operação Acolhida. Na abertura da atividade, o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, ressaltou a importância da missão e do preparo.

No decorrer da semana, os designados receberam instruções centralizadas, na guarnição da Vila Militar. A primeira subfase ocorreu nos dias 10 a 14 de abril, nas próprias Organizações dos militares, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa é a terceira atuação do CML na Operação Acolhida. Desta vez, aproximadamente 470 militares da área do CML participarão do próximo contingente.

Durante o treinamento – primeira fase da missão - os militares conheceram as atividades que irão desempenhar na missão que ordena a fronteira, abriga e interioriza os venezuelanos. Também participaram do preparo, instituições como a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Após o término da preparação, os militares embarcarão a partir da primeira semana de maio em três levas distintas, para Roraima, onde ficarão por cinco meses, prestando ajuda humanitária.

Durante a segunda subfase, os militares assistiram a palestras de ambientação sobre a situação na fronteira com a Venezuela, acolhimento aos imigrantes, além de executarem exercícios simulados.

Texto: 1º Ten Hosana | Fotos: ComSoc da 1ª DE

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página