Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Leste participa de cerimônia do Dia da Vitória
Início do conteúdo da página

Comando Militar do Leste participa de cerimônia do Dia da Vitória

Publicado: Terça, 09 de Mai de 2023, 14h42 | Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2023, 10h51

Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã do dia 8 de maio, o Exército Brasileiro participa da celebração do 78° Dia da Vitória, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra, em cerimônia conduzida pelo Ministério da Defesa.

A data marca o aniversário dos feitos históricos de ex-combatentes que, inclusive com o sacrifício da própria vida, defenderam os ideais de liberdade e democracia da civilização, contra os horrores do nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial na Europa.

Três desses heróis brasileiros estiveram presentes na solenidade: Tenente José Osório de Oliveira Filho, de 99 anos; Tenente Melchisedech Afonso de Carvalho, de 95 anos e Major João Rodrigues Filho, de 99 anos.

O Exército Brasileiro e o Comando Militar do Leste se fizeram representar por integrantes do 1º Batalhão de Guardas, na composição Guarda de Honra conjunta para o Ministro da Defesa, maior autoridade presente.

No momento inicial, destaque para o grupamento de militares que portaram os estandartes de todas as Organizações Militares do Exército Brasileiro que integraram a Força Expedicionária Brasileira, assim como à Bateria de Obuses do 8° Grupo de Artilharia Pára-quedista que realizou 19 tiros de salva.

A 1° Divisão de Exército - Divisão Marechal Mascarenhas de Moraes, fez-se representar pelo grupamento de soldados que formaram um "V" da Vitória na escadaria principal do Monumento, conduzindo em uniforme histórico da época as bandeiras de todos os países Aliados. Foi também exposta uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas 6 x 6 GUARANI do 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado - Regimento Sampaio, que representa a modernidade do Exército Brasileiro, resultado do Programa Estratégico Forças Blindadas.

Durante a solenidade, foram agraciadas com a Medalha da Vitória Organizações Militares e personalidades que contribuíram para a difusão dos feitos heroicos dos combatentes brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. A honraria também destina-se a personalidades que participaram de conflitos internacionais na defesa dos interesses do país, integraram missões de paz, prestaram serviços relevantes ou apoiaram o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Momentos de reverência aos militares tombados e aos ex-combatentes, como o toque de silêncio e a salva-fúnebre também marcaram o evento, assim como a aposição de uma coroa de flores em homenagem ao Soldado Desconhecido, realizada pelo Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro, pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, pelo Comandante do Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

A execução dos toques de Alvorada e de Vitória ficou a cargo de cinco clarins do 2° Regimento de Cavalaria de Guardas.

Por fim, sobrevoaram o local da cerimônia duas aeronaves F-5M, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça - o Senta a Pua, que combateu nos céus da Itália sob a liderança do então Tenente-coronel Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça do Brasil.

O Clube de Veículos militares antigos do Rio de Janeiro encerrou as atividades com um desfile de veículos históricos em excelente estado de conservação e funcionamento, inclusive com exemplar do período da Segunda Guerra Mundial.

Texto: 1º Ten Hosana | Fotos: Cb Francilaine e Sd R. Menezes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página