Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 150 venezuelanos já foram interiorizados pela 4ª Bda Inf L Mth
Início do conteúdo da página

Mais de 150 venezuelanos já foram interiorizados pela 4ª Bda Inf L Mth

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 10h40 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 10h41

Mar de Espanha (MG) - Deste 2018 mais de 125 mil venezuelanos já foram interiorizados em todo o território nacional. A ação, que integra a Força-Tarefa Logística Humanitária Operação Acolhida, é uma das principais respostas ao fluxo migratório na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

Entre as Organizações Militares responsáveis por dar prosseguimento ao processo de interiorização, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) já recepcionou, desde 2021, cerca de 150 venezuelanos, bem como foi a responsável pelo deslocamento dos migrantes e refugiados para outros municípios. No âmbito do Comando Militar do Leste (CML), o número de venezuelanos interiorizados já ultrapassa 10 mil.

Na última quarta-feira, 24 de abril, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha cumpriu mais uma missão de apoio à fase de interiorização da Operação Acolhida: recepcionou o senhor Carlos Eduardo Contreras Moreno no Aeroporto da Zona da Mata, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo. Apesar de ter vindo sozinho, Carlos, que será conduzindo pelos militares até a cidade de Mar de Espanha, se encontrará com seu irmão e sua cunhada que já estavam no município e, em breve, começará em seu novo trabalho.

O que é a Interiorização?

Esta realocação, conhecida como interiorização, visa deslocar os migrantes e refugiados, advindos de um ambiente de vulnerabilidade e de poucas opções de subsistência, para diversas cidades do Brasil, permitir que tenham melhores oportunidades de integração social, econômica e cultural, bem como reduzir a pressão sobre os serviços públicos existentes, principalmente, na fronteira norte do Brasil com a Venezuela. A ação envolve o Governo Federal, os estados, os municípios, as Forças Armadas, os Órgãos do Judiciário, as Organizações internacionais e mais de 100 instituições civis.

Texto: 1º Ten Anderson Valim e Comunicação Social da 4ª Bda Inf L Mth | Fotos: 4ª Bda Inf L Mth

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página